Ads 468x60px

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Gibson é multada por usar madeira ilegal em instrumentos

A empresa fabricante de instrumentos musicais Gibson vai ter que desembolsar o equivalente a US$ 350 mil de multa, por ter utilizado madeiras protegidas provenientes de Madagascar e da Índia na elaboração de seus instrumentos.


O departamento de Justiça dos EUA informou que a companhia violou a legislação vigente, que proíbe a compra (importação) das madeiras 'pau-rosa' e 'ébano'. 
A Gibson concordou em pagar uma multa de US$ 300 mil, e outros US$ 50 mil à National Fish and Wildlife Foundation, organização encarregada da proteção das florestas e da conservação das espécies arbóreas utilizadas na indústria de elaboração de instrumentos musicais. 

A assessora da empresa, Ignacia Moreno, relatou que "A Gibson reconheceu que não notou que o ébano de Madagascar que estava adquirindo violava as leis criadas para limitar a superexploração e conservar as valiosas espécies de madeira de um país que se viu seriamente afetado pelo desmatamento". 

Além da multa, a Gibson terá que renunciar ao ébano confiscado durante as investigações, avaliado em US$ 261,8 mil.'O acordo é justo, já que penaliza seriamente a Gibson por seu comportamento ao mesmo tempo em que lhe permite continuar no negócio de fabricação de instrumentos', afirmou o promotor Jerry Martin.


Postagem original: Revista Cifras